sábado, 14 de novembro de 2015

Epá, já agora...

... não resisto fazer um comentário sobre as reacções aos ataques de ontem. Das primeiras coisas que ouvi foi algo do género: "agora deixem entrar mais refugiados, vá!". A sério? O Mundo só testemunhou ataques terroristas desde a crise dos refugiados? Por acaso sabiam que muitos dos elementos terroristas são cidadãos europeus? Hoje no telejornal alguém dizia que estes grupos terroristas não exportam elementos; eles IMPORTAM elementos. São cidadãos que todos os dias convivem lado a lado connosco... reparem na minuciosidade da estratégia: são indivíduos IGUAIS a nós, imunes à nossa desconfiança.

É incrível como um acto de puro ódio como o que aconteceu ontem desencadeia em nós sentimentos tão inúteis como o rancor e a intolerância. Não deveria ser o contrário? Não deveríamos unir-nos em defesa das pessoas, da Humanidade, dos valores que realmente nos poderão ajudar a erradicar situações como estas? Como é que criticamos uma atitude que repetimos logo de seguida?

É por isso que as consequências dos actos terroristas vão muito além dos seus efeitos imediatos: elas geram mais ódio, mais maldade, mais medo; tornam-nos animais ameaçados e irracionais, que a tudo respondem com actos de violência, na ilusão de que assim conseguirão sobreviver! A estratégia não está em impedir a entrada de refugiados, condenando-os à morte, nem isso seria coerente com aquilo que defendemos: por um lado choramos a morte de centenas de pessoas e por outro condenamos mais uns milhares? Mas está tudo doido???

Estamos errados... tão errados.



Inté*

8 comentários:

Paula disse...

Os refugiados estão a fugir dos terroristas e do estado islâmico, é tão simples como isto...

killyourbarbies disse...

Finalmente alguém. Estou cansada de ver por todo o lado (Facebook, blogosfera, comunicação social) apelos à intolerância. As pessoas não querem pensar.

Estudante disse...

Paula: exacto!!! Faz algum sentido eles serem terroristas??

Nádia: até é uma forma de ingenuidade acreditarem que o facto de não recebermos refugiados nos vai livrar dos ataques terroristas! Já há tanto tempo que sofremos estes ataques! Enfim... eu não compreendo as pessoas. Combater a intolerância com a intolerância... que esperteza :\

Anónimo disse...

Os terroristas viajam de avião e instalam-se bem, não se misturam com refugiados.
Estão em todos os países que têm como alvo, criam células sem ninguém dar por isso.

Bom fim de semana, Estudante.

Estudante disse...

Observador: exactamente! Mas será assim tão difícil perceber isso? Vamos discriminar todas as pessoas e evitar fazer o bem a quem é diferente de nós, com base neste tipo de argumentos? :\

Anónimo disse...

Eu não consigo entender tanta ignorância. Nem sei pra que raio Deus se deu ao trabalho de meter uma cabeça em cada pessoa, se depois não fazem uso dela. :/

agatxigibaba disse...

Acho que é exactamente isso que os terroristas querem: espicaçar e levar-nos a entrar no caos. Infelizmente, estão a conseguir, não só junto dessas pessoas que reagem de forma ignorante como relataste, mas também junto dos nossos governantes que já prometem combater na mesma moeda... (fonte: SIC Notícias).

Estudante disse...

esperto que nem um alho:sim, é uma boa pergunta... :\

agatxigibaba: pois... eles falam de "combate ao terrorismo", mas de que forma?